12/10/2008

Zine Movimento Direto #1

Populismo incomoda sistema

A expressividade mundial do movimento incomodou demais o governo americano, que não poupou esforços para dizimar o movimento, mobilizando do F.B.I. até a máfia para acabar com o mesmo. Os panteras tinham presença indispensável na maioria das manifestações contra o racismo, a guerra do Vietnã, a opressão e o capitalismo selvagem.
Quando Bobby Seale estava pra ser solto, dois policiais tentaram deter Huey Newton, que reagiu, ele não estava armado, mas houve disparos e um policial, John Frey, morreu. Tudo indica que foi atingido por um colega, que também acertou Huey. Gravemente ferido, o
pantera foi levado a um hospital, onde um grupo de policiais o algemou à maca e o espancou, mas graças à chegada da imprensa, foi poupado e sobreviveu. Mas foi acusado pelo assassinato do policial. Mesmo com essas prisões, a situação estava incontrolável e se agravou em 1.968, com o assassinato do reverendo Martin Luther King Jr.. Conflitos raciais surgiram por todos os E.U.A..
Nem o F.B.I., nem a C.I.A., nem mesmo o governo americano podiam envolver-se num confronto direto com os Black Power para não provocar um levante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário