09/10/2008

Zine Movimento Direto #1

Cultura popular

Ei pessoal, vocês não acham que a cultura brasileira, especialmente o folclore anda deixado de lado? O folclore, que é o conjunto das tradições de um povo expressas em suas lendas, canções e costumes; só é lembrado no seu dia, em agosto e apenas nas escolas, não vamos deixar parte de nossa cultura entrar em esquecimento! Vamos lembrar (ou conhecer...) algumas quadras populares:


Você ontem me falou
Que não anda nem passeia
Como é que hoje cedinho
Eu vi seu rastro na areia?
Uma velha muito velha
Mais velha que meu chapéu
Foi pedida em casamento
Levantou as mãos aos céus.
Não dês a ponta do dedo
Que logo te levam a mão
Depois da mão, vai o braço,
Vai o peito e o coração.

Eu amo a quem não me quer
E desprezo a quem me ama
Fujo de quem me procura
Quero bem a quem me engana
O fiado já morreu
Foi com o dono enterrado
Quem quiser beber cachaça
Só pagando adiantado

Eu sou maior do que Deus
Maior que Deus eu sou
Eu sou maior no pecado
Porque Deus nunca pecou


Eu queria, ela queria
Eu pedia, ela negava
Eu chegava, ela fugia
Eu fugia, ela chorava

Coitadinho de quem canta
Na porta do seu amor
Do sereno faz a cama
Das estrelas o cobertor
Eu vou dar a despedida
Como deu o quero-quero
Depois da festa acabada
Pernas pra que te quero
E tenho certeza que alguns de vocês conhecem a até mesmo já falaram algum desses ditados populares:
-Nada duvida quem nada sabe.
-Para baixo todo santo ajuda.
-Preguiça morre de sede dentro d’água.
-Cuidado com o andor, que o santo é de barro.
-Roupa suja se lava em casa.
-Quem se despede muito, morre cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário