18/10/2008

Zine Movimento Direto #1

Formação

Influenciados, à distância, pelas pregações de Malcom X, o líder muçulmano negro de New York, repudiaram a determinação evangélica de "dar a outra face" e resolveram partir para a ofensiva, com uma única palavra de ordem: "Defendam-se".
Foi assim que, juntamente com outros jovens idealistas como Little Bobby Hutton, na época apenas um menino, criaram o partido dos Panteras Negras em Legítima Defesa.
Os panteras negras, juntamente com outros grupos organizados da década, constituíram a principal base do movimento Black Power (Poder negro).
O livro vermelho, de Mao-Tsé-Tung, com a doutrina de revolução maoísta chinesa, não só serviu para lhes fazer a cabeça, como para garantir o dinheiro com o qual iriam armar-se: os exemplares eram vendidos, com boa margem de lucro, nas universidades e demais locais freqüentados pelos jovens americanos, na maioria descontentes com o sistema. Seale tornou-se o presidente do partido, e Huey seu ministro da defesa. Por vezes andando armados e fardados, mesmo sem disparar um só tiro, a simples presença desse grupo paramilitar intimidava os mal preparados policiais e outros racistas civis. Pouco a pouco, foram dividindo a opinião pública e cativando aqueles que já estavam cansados da balela dos discursos pacifistas.

Quando Malcom X foi assassinado e sua viúva, Shabbaz, esteve na Califórnia, foram os Panteras que cuidaram da sua segurança durante entrevista que ela concedeu à revista negra Ramparts Magazine. A determinação do grupo chamou a atenção e despertou interesse do repórter Eldrige Cliver, que meses mais tarde tornou-se ministro das informações dos Panteras Negras.
_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário