19/10/2008

Zine Movimento Direto #1

Black Panthers

Partido do pantera negra para autodefesa ou Black Panther Party, foi organizado em 1.966 na pequena cidade operária de Oakland na Baía de São Francisco (Califórnia), pelo poeta Bobby Seale e pelo mais tarde advogado Huey P. Newton junto com a comunidade local. Os Black Panther assumiram o orgulho de ser negros sem pedir desculpa pelo fato. Agressivos, radicais e ideologicamente preparados mostravam-se capazes de criar uma consciência política radical entre os negros americanos. Eles eram um grupo político social que visava proteger e ajudar a comunidade negra que na época era muito discriminada, tanto moralmente, quanto fisicamente, quando policiais batiam em negros pelo simples fato de desconfiarem deles ou pelo simples fato de não ter nenhum fato. Patrulhavam as ruas armados com Berettas, vestiam jaquetas de couro e boinas pretas, amparados por uma lei estadual que dizia que todo cidadão cuja integridade física fosse ameaçada poderia portar uma arma de fogo e empregar o uso da força. Essa lei se encaixava perfeitamente com a proposta dos Panteras de defender os negros do racismo e violência da polícia de Oakland, a qual o grupo confrontava-se de igual para igual sem serem detidos.
Acreditavam que o socialismo marxista era a solução a solução para os problema de sua gente e estavam dispostos a tudo para realizar, a qualquer custo, a grande revolução que iria transformar o racista Estados Unidos da América do Norte num país onde o povo negro seria reconhecido.
"Os Panteras Negras não são contra os brancos. Somos contra a opressão. Não se combate racismo com racismo" Bobby Seale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário