10/01/2009

Irmãos indígenas!! - Situação do povo Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul

[*Iberê-Uaná Tupinambá - Israel Sassa >> Informações sobre os Guarani Kaiowa, matéria de 2007 (13-Nov-2007) mas tristemente atual*]

ASSASSINATOS

Somente neste ano, até o final do mês de outubro, houve 35 indígenas assassinados, 12 tinham entre 14 e 20 anos de idade.
Uma idosa de 107 anos; um homem de 76 anos e outra idosa de 70 anos estão entre os assassinados. Esta última, Xuretê Lopes, rezadeira do povo, foi morta a tiros por pistoleiros a mando de fazendeiros da região. O assassinato segue impune.

TENTATIVAS DE ASSASSINATO

Houve 26 tentativas de assassinato.
Cresce a violência no interior das aldeias, entre os próprios indígenas, devido à falta de terra e de perspectivas de vida para as comunidades.
Crianças de 8 e 12 anos de idade sofreram tentativas de assassinato.
Um bebê de 1 ano de idade foi gravemente ferido por tiros de pistoleiros, que tentaram assassinar todas as pessoas de uma família enquanto dormiam.

SUICÍDIOS

20 indígenas cometeram suicídio.
15 dos suicidas tinham entre 13 e 18 anos de idade.
A cada ano, mais e mais crianças e adolescentes tentam ou cometem suicídio. Muitos suicídios acabam por deflagrar outros, na mesma família, nas redes de parentesco e amizade, na vizinhança ou na comunidade.


DESNUTRIÇÃO

Ocorreram 8 mortes de crianças por desnutrição, quase todas recém nascidas.
Segundo a Funasa, 76,3 % de crianças de 2 aldeias estão desnutridas. Apenas na Aldeia Jaguapiru existem 55 crianças desnutridas.
Na Aldeia de Dourados existem 322 crianças, de 0 a 5 anos, sob risco de desnutrição, segundo o Dr. Zelik Trajber, Coordenador de Saúde Indígena da Funasa.

No Mato Grosso do Sul, entre os Guarani Kaiowá surgiram, neste ano, 17 novos casos de HIV.

Neste estado existem mais de 200 indígenas presos, em processos por vezes forjados, mal encaminhados, com os presos sem assistência jurídica, com os casos sem providência, que se transformam em prisões praticamente perpétuas.


http://www.correiocidadania.com.br/content/view/1099/9/)
http://www.brasildefato.com.br/v01/impresso/anteriores/jornal.2007-11-28.29
http://pib.socioambiental.org/noticias?id=63121&id_pov=78

Nenhum comentário:

Postar um comentário