22/12/2009

FESTA ANARCO RAP


"...QUANDO A CULTURA HIP HOP E A PUNK SE UNEM POTENCIALIZAMOS AS FORÇAS DE AMBAS...""...A MIDIA E AS FALSAS REFERENCIAS NOS FAZEM ACREDITAR QUE ISTO NÃO É POSSIVEL..."


AS MANAS REPRESENTANDO NA DANÇA DE RUA


DEBATE DURANTE O ENCONTRO ANARCO RAP/UNINDO AS QUEBRADA




NO EVENTO QUE ENCERROU AS ATIVIDADES DE DEZEMBRO DO ESPAÇO CULTURAL DO MORRO TIVEMOS A GALERA DE LONGE PARA PRESTIGIAR E MOSTRAR SEUS CORRES.
DO VALO VELHO, JARDIM ÂNGELA, BARUERI, CARAPICUIBA E REGIÕES PRÓXIMAS. TIVEMOS B.BOYS E B.GIRLS MOSTRANDO SEUS TRAMPOS
ROLOU UMA INTERVENÇÃO DE GRAFFIT E AMADURECEMOS IDÉIAS ATRAVÉS DE UM DEBATE UNINDO AS CULTURAS ANARCOPUNK E A HIP HOP...

CONTAMOS COM A PRESENÇA DOS INTEGRANTES DO MOHHC.
O Mohhc ( movimento de organizaçao do hip-hop de carapicuiba) foi criado com o objetivo de unificar e fortalecer os elementos do hip-hop para uma maior açao dentro das posibilidades de produçao de projetos de interesses sociais.
Percebendo a escasez real de organizaçao do hip-hop em carapicuiba, b.boys resolveram dar inicio ao nucleo a principio chamado nucleo de organizaçao do hip-hop, com a incorporaçao de mais pessoas com o interesse de produzir e levar adiante a ideia de organizaçao do movimento foi criado o MOHHC.


Em breve mais noticias .
POR UM HIP-HOP SOCIAL
TODA FORÇA Á MOHHC.


" ...O PUNK E O HIP HOP
NASCERAM NAS QUEBRADAS
NOS MORROS E VIELAS
PERSISTE NOSSA SAGA..."

Fonte: e-mail do Regicida [http://oregicidioestaporvir.blogspot.com]

12/12/2009

Jovens são agredidos por neonazistas em Atenas

Um grupo formado por oito neonazistas da Chryssi Avghi (Golden Dawn) usando capacetes e socos ingleses agrediram dois jovens na região central de Atenas, próximo da Praça Syntagma, por volta das 20h30 desta quinta-feira (10).
Os nazis desferiram nos jovens vários socos e pontapés, enquanto os chamavam de “anarquistas bichonas” e gritavam lemas nazis.

No momento do ataque nazi os jovens distribuiam folhetos contra a repressão e a violência policial.
As vítimas foram encaminhadas para um pronto-socorro com cortes na cabeça e vários hematomas pelo corpo. Eles passam bem neste momento.

Ontem, manifestantes, principalmente jovens estudantes, foram às ruas no centro de Atenas protestar contra a violência e as regras mais duras do policiamento nas ruas da Grécia e nas universidades do país. Durante o protesto a região do Parlamento estava tomada de policiais.

Fugiu-me da mão
no vento com folhas secas
a carta esperada.

Anibal Beça



Fonte: recebido por e-mail

09/12/2009

Uganda estuda impor pena de morte aos gays



Medida foi proposta em Uganda após a visita de líderes cristãos conservadores norte-americanos que oferecem tratamento aos homossexuais

08/12/2009 | 21:02 | Agência Estado

Um projeto de lei propõe impor a pena de morte aos gays de Uganda. Amigos e familiares podem ser condenados a até sete anos de prisão se não informarem a existência de gays às autoridades. Até mesmo proprietários de imóveis poderão ser detidos por alugar casas para homossexuais.
Ativistas dos direitos dos gays dizem que o projeto, que atrai crescente oposição internacional, promove o ódio e pode prejudicar esforços de combate ao vírus HIV. Esses ativistas acreditam que o projeto é parte de um movimento de oposição nacional já que a comunidade gay da África está se tornando mais ativa.
"É uma questão de visibilidade", disse David Cato, que tornou-se ativista após ter sido espancado quatro vezes, preso duas, demitido de seu emprego de professor e exposto nos meios de comunicação porque é gay. "Quando exigimos nossos direitos, eles aprovam leis contra nós".
O projeto atraiu a atenção global de ativistas com várias visões sobre a questão gay. A medida foi proposta em Uganda após a visita de líderes cristãos conservadores norte-americanos que oferecem tratamento para que gays tornem heterossexuais. Porém, pelo menos um desses líderes declarou-se contrário ao projeto, assim como outros conservadores e cristãos liberais nos Estados Unidos.
Ativistas dos direitos dos gays dizem que a lei deve ser aprovada. Mas o projeto está sendo debatido e pode sofrer alterações antes de ser votado. Não foi determinada a data para a votação.
A lei atual de Uganda condena à morte homossexuais ativos que tenham o vírus HIV e estupradores de mulheres. "Criminosos seriais" também podem ser condenados à pena capital, embora a lei não defina o termo. Qualquer um condenado por atos homossexuais pega prisão perpétua.
Qualquer pessoa que "ajude, coopere, aconselhe ou busque outra pessoa para atos de homossexualidade" é condenada a sete anos de prisão se for condenado. Proprietários de imóveis que aluguem quartos ou casas para homossexuais também podem ser condenados a sete anos de prisão e qualquer um com "autoridade religiosa, política, econômica ou social" que não relate casos de violação à lei pode ser condenado a três anos de prisão.
Ativistas gays estão fazendo manifestações em várias partes do mundo contra o projeto. Um protesto foi marcado para quinta-feira em Londres e manifestações foram realizadas no mês passado em Nova York e Washington.
David Bahati, o deputado apoia a medida, disse que encoraja "críticas construtivas" para melhorar a lei, mas insiste que medidas rígidas são necessárias para impedir que homossexuais de "recrutarem" crianças em idade escolar.
"Os jovens do ensino médio copiam tudo do ocidente e dos Estados Unidos", disse o professor secundário David Kisambira. "Um bom número de estudantes foi convertido em gays. Nós ouvimos que há grupos que dão dinheiro para algumas organizações gays em países desenvolvidos para recrutar jovens para atividades gays".
O ministro de Etnias de Uganda, James Nsaba Buturo, disse que a pena de morte provavelmente será revista, mas que a manutenção da lei é necessária para conter a influência estrangeira. Ele disse que a homossexualidade "não é normal em Uganda", uma visão compartilhada por muitos ugandenses.
"Eu acho que o projeto de lei é bom e necessário, mas eu não acho que os gays devem ser mortos. Eles devem ser presos por cerca de um ano e advertidos a nunca fazerem isso de novo. A família está em perigo em Uganda por causa da velocidade em que o vício está se espalhando é espantosa", disse o lojista John Muwanguzi.
Uganda não é o único país que estuda leis antigays. A Nigéria, onde a homossexualidade já é punível com prisão ou morte, considera aumentar as penas para atividades consideradas promotoras do homossexualismo. O Burundi proibiu o relacionamento de pessoas do mesmo sexo e Ruanda estuda essa possibilidade.



10/10/2009

Só pra constar...

Sei lá, de repente né...

Quem sabe?!

Gabinete do Presidente: 
(61) 3411.1200 

(61) 3411.1201

Banco de sangue para animais

Estava pesquisando sobre doação de sangue, quando me veio uma questão: "Existe doação de sangue entre animais?" Eis que:

Hoje fica um alerta e também um apelo para as pessoas que amam os animais. Muitas pessoas desconhecem mas existe um Banco de sangue canino que se encontra numa situação não muito boa, por falta de informação, interesse, ou até mesmo medo as pessoas não procuram para levar seus cães e ajudar.
Muitos animais vem a óbita por falta de sangue, grandes cirurgias exigem muito sangue cerca de 1 litro.O sangue normal e e temperatura ambiente mantém suas qualidades por cerca de 6 horas, com uma tecnologia mais avançada podemos estender por mais tempo seu uso, sem contar de que procura-se aproveitar da melhor forma possível, sem desperdício.

A demanda por doadores é bem grande a oferta ainda não está como deveria porém as pessoas estão tomando consciência que além de necessário o próprio doador pode se beneficiar já que tem como descobrir se o animal está livre de contrair alguma doença grave, se possuem também algum ver no coração e analisar se têm o vetor que transmite erliquiose, doenças essas comuns fatais se não tratadas a tempo.
Os animais que vão doar normalmente não se sentem incomodados com a doação, além do que e maneira alguma compromete sua saúde, eles passam por uma seleção rigorosa e alguns exames para ter certeza que o animal esta livre de qualquer doença.
Procure fazer essa boa ação, pense que pode ser um dia seu bichinho precisando. Ajude quem mais precisa. As doações podem ser feitas no Hemovet (6918-8050), USP (3091-7944) ou na Universidade Anhembi Morumbi (6090-4693).

Fonte: http://www.bichosbrasil.com.br/banco-de-sangue-para-animais/

Sem-teto invadem prédio no centro de São Paulo

Polícia informou que o grupo de 350 pessoas chegou ao local em cinco ônibus pouco depois da meia-noite

Um grupo de 350 Sem-teto invadiu um prédio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado) na região do Parque Dom Pedro, no centro de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (5) . O prédio de dez andares fica na avenida do Estado, esquina com rua João Teodoro.

A polícia informou que o grupo chegou em cinco ônibus pouco depois da meia-noite. Logo em seguida, os policiais foram ao local, mas não conseguiram impedir a invasão. Representantes dos invasores, ligados à Frente de Luta por Moradia, disseram que o objetivo do ato é cobrar promessas não cumpridas pelo governo do Estado. Entre elas o atendimento às famílias despejadas em 2007 do edifício Prestes Maia.


Na época, o governo federal liberou R$ 5 milhões, como acordado com o governo do Estado. Mas, os representantes do movimento afirmam que, até agora, o dinheiro não chegou às famílias. As viaturas policiais passaram a madrugada em frente ao prédio, mas não houve confronto. 

Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/sem-teto-invadem-predio-no-centro-de-sao-paulo-20091005.html

**E tem gente que não acredita que a união faz a força!!

16/09/2009

ATO!!!

ATO AMANHÃ, QUINTA-FEIRA 17/09

CONCENTRAÇÃO ÀS 15h
PALAVRA DA ELT Às 18h

É importante o maior número de pessoas para pressionar a prefeitura, em defesa das Escolas Livres.

http://movimentolivre-sa.blogspot.com/

A Escola LIvre de Teatro
Escola renomada que adota a pedagogia libertária, assim como as Escolas livres de Santo André.

Pede apoio aos indivíduos e movimentos que defendem a arte livre e a educação libertária, no Ato de amanhã as 18h, na Camara Municipal de Santo André, com concentração a partir das 14h.

Compareçam em peso, precisamos de apoio. Uma luta assumidamente libertária e organizada.

Desça na Estação de Santo André (pref.celsodaniel - dá Luz sentido Rio Grande da Serra) e siga ao Paço municipal.

CONVOCATÓRIA ELT NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ NESTA QUINTA 
Convocamos todas(os) para comparecer à Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de Santo André nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, às 15 horas no Paço Municipal, onde os aprendizes farão uso da Tribuna Livre para defender a Continuidade do Projeto Artístico-Pedagógico Original da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) 
É muito importante a presença em peso da comunidade, para que os representantes do Poder Legislativo vejam a organização e força do nosso Movimento e possam ser nossos interlocutores junto ao Poder Executivo, que vem negando nossas reivindicações e descumprindo os prazos de resposta acordados em reunião.
Vale lembrar que a Sessão Plenária começa às 15 horas, mas se estende em geral até as 20 horas, ou seja, quem puder chegar mais tarde também é muito bem-vindo.
Ajude a divulgar entre seus pares e traga seus amigos!


Veja fotos e informações em

http://movimentolivre-sa.blogspot.com/

http://marcelotas.blog.uol.com.br/

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=16010

http://rabiscoscafeinados.blogspot.com/

13/09/2009

Via parque Várzea do Tietê

MOVIMENTO POPULAR PELOS DIREITOS DOS MORADORES DAS MARGENS DO TIETÊ E POR JUSTIÇA NO PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO

Convida para: 

3ª ASSEMBLÉIA DE MORADORES
Dia- 19 de SETEMBRO de 2009 às 10:00 h
Local- EMEF PROFESSOR FLÁVIO AUGUSTO ROSA
Rua Gruta das Princesas, 165
Vila Itaim

POR QUE NOSSA LUTA CONTINUA?


· Pela diminuição do limite demarcado para a desapropriação (que atinja menos moradias);
· Por uma política de habitação justa (uma casa por outra); 
· Por uma política de proteção ambiental que integre o ser humano como parte do meio ambiente;
· Pelo esclarecimento das dúvidas dos moradores em situações diferenciadas;
· Para que as informações sobre este Projeto cheguem a todas as comunidades atingidas.

Saudações à luta popular!

Os organizadores:

-ACALeO (Ação Cultural Afro Leste Organizada)
Rua Gruta das Princesas, 82 Vila Itaim 
-S.A.B. (Sociedade Amigos da Vila Itaim)
Rua Serra de Luis Gomes, 1992 Vila Itaim

USP despeja Núcleo da Consciência Negra

O Núcleo de Consciência Negra da USP, entidade criada por estudantes e ativistas negros da Universidade de S. Paulo, e que mantém curso pré-vestibular preparatório para o acesso à Universidade, terá 15 dias para desocupar o espaço que ocupa há 22 anos.

Por meio do of. 743/2009, assinado pelo coordenador da Coordenadoria do Espaço Físico (COESF), prof. João Cyro André, os coordenadores do Núcleo, Adriana Rodrigues Novaes e André Dieno, foram comunicados do despejo, na tarde desta quinta-feira (03/09).

A direção da USP mencionou um ofício de 2004, em que pedia que o Núcleo tomasse  
providências para celebrar 
convênio com a Universidade, além de se abster de cobrar mensalidade nos cursinhos e usar as expressões USP ou Universidade de S. Paulo, em sua denominação.

"Apesar do longo prazo decorrido o Núcleo da Consciência Negra não regularizou sua situação perante a Universidade", acrescenta André. Ainda atônitos, os coordenadores do Núcleo não sabem o que farão para manter as atividades, incluído o Cursinho Pré-Vestibular que conta com mais de uma centena de estudantes, na sua maioria negros. 

Adriana Rodrigues Novaes disse que haverá uma reunião em caráter de urgência para que sejam decididas as medidas a serem tomadas para preservar o espaço.

fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/7588/1/USP-despeja-Nucleo-da-Consciencia-Negra/Paacutegina1.html#postedcomment

Curso de formação

Aew gente! Agora não tem desculpa pra não aprender nossa língua materna!!

 Curso de formação: Línguas africanas no contexto das religiões afro-brasileiras

Uma iniciativa da Drª Elisabete Barros, FFLCH/USP (linguista pesquisadora no campo da africanidade realizou estudos na França e trabalho de campo em várias regiões do Brasil), em parceria com a IAEE Sal da Terra, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, e com o Grupo Gestor Palmeiras de Palmares. Uma oportunidade de troca de experiência, estudo e pesquisa para lideranças sociais que atuam na promoção da igualdade racial e em organizações. Peço-lhes que divulgem e participem. Abraço e axé para todos.

Obs.: Para inscrições e matrículas entrar em contato com Ivanete ou Sandro pelo telefone 4751-4061
Sandro Vieira
Psicólogo - Mestre em Saúde Pública USP/FSP
Professor na UNISUZ
Coordenador Técnico da IAEE Sal da Terra
Profissional: 4751-4061

30/07/2009

Ajuda para Ojore Lutalo

Anarquista está livre após 27 anos na prisão

Após 27 anos de carceragem, o Prisioneiro de Guerra e Anarquista da Nova África, Ojore Lutalo, foi libertado da prisão do estado de Nova Jersey no dia 26 de agosto, atualmente ele se encontra na Filadélfia. 

A Anarchist Black Cross Federation (Federação Cruz Negra Anarquista) está promovendo uma arrecadação de fundos para ajudar Ojore, a fim de apoiá-lo na transição às ruas. Se alguém quiser doar fundos para Ojore entre em contato com Tim Fasnacht, da seção da Filadélfia da Anarchist Black Cross Federation. Você pode contatá-lo em timabcf[arroba]aol.com 

Mais infos: http://www.abcf.net  

Um pouco de história sobre Ojore:

Ojore Lutalo foi membro do Exército de Libertação Negra, grupo que surgiu em 1970 das cinzas do Partido dos Panteras Negras, depois que este foi neutralizado pelas forças da ordem dos Estados Unidos. 

Nas próprias palavras de Ojore: "Depois que estive em prisão os anos que me sentenciaram por violar a liberdade condicional, prenderam-me outra vez por uma sentença de prisão em 1977 por expropriar dinheiro dos bancos do estado capitalista (para financiar nossas atividades) e por ter me envolvido numa luta com armas de fogo contra um vendedor de drogas...” 

"Depois de submeter-me à sentença de prisão por violar a liberdade condicional em dezembro de 1987, para cumprir uma sentença de prisão de 40 anos sem possibilidade de sair em liberdade condicional durante os primeiros 20 anos (estive em liberdade condicional em 1980 e voltei outra vez para a prisão em 20 de abril de 1982) onde eu fui sentenciado em 1982 pela luta com armas de fogo contra um vendedor de drogas. A razão da luta com o vendedor de drogas foi conseguir dinheiro para financiar nossas próprias atividades e libertar à comunidade dos vendedores de drogas." 

Ojore foi companheiro do já falecido Kuwasi Balagoon, um P.O.W. (Prisioneiros e prisioneiras de Guerra), anarquista da Nova África: "Estive envolvido na luta contra o estado fascista desde 1970. Sou anarquista desde 1975. Antes de envolver-me na luta, não era mais que outro delinqüente apolítico na América." 

"Fui influenciado e muito motivado pelo Exército de Libertação Negra (B.L.A., sua sigla em inglês) da América. Suas irmãs e irmãos eram Novos Africanos (New Afrikans) como eu, e nas ruas dos guetos de onde tomaram e prosseguiram a iniciativa militarmente, e atacaram membros das forças de segurança que assassinavam os negros de nossas comunidades. Em 1975 comecei a decepcionar-me com o marxismo e tornei-me anarquista (graças a Kuwasi Balagoon) devido à inatividade e ineficiência do marxismo em nossas comunidades, junto com a burocracia repressiva que acompanha ao marxismo. As pessoas não dedicarão toda sua vida, nem morrerão por uma luta baseada nas “grandes” idéias que alguém tem flutuando na sua cabeça. Acredito que as pessoas serão envolvidas numa luta se podem observar progressos semelhantes aos que obtiveram os coletivos anarquistas na Espanha durante a época da Revolução."

15/07/2009

Serviços para a população - Parte II

CERTIDÕES SEM BUROCRACIA
Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar! Nele se resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário... Depois, o documento chega por Sedex!
AUXÍLIO À LISTA
Você sabia que a chamada pro 102 é tarifada?! Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes, a Telefonica não divulga o telefone que tem o serviço verdadeiramente gratuito: 0800-2800102.
B.O. DÁ GRATUIDADE A DOCUMENTOS ROUBADOS
Lei 3.051/98 - Acho que grande parte da população não sabe que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:Habilitação (R$ 42,97); Identidade (R$ 32,65); Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11). Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao DETRAN p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.
Vamos divulgar aew pessoal!

03/06/2009

Skincore!





Festa que teria participação de banda acusada de ser nazista é cancelada
RIO - A polêmica sobre a participação de uma banda alemã supostamente nazista no Skincore fest em Macaé no norte fluminense, acabou provocando o cancelamento do evento, que aconteceria no próximo dia 6 de junho. De acordo com o organizador da festa, a polêmica chegou a uma proporção tão grande que começou a colocar em risco sua família.
- Infelizmente terei que cancelar a festa, não por motivos policiais ou judiciais, muito pelo contrário, tive todo o suporte, mas, toda essa campanha difamatória e maldosa chegou a uma proporção que está pondo em risco minha família, e não sou louco de continuar toda essa luta por causa de uma festa comum, que pode causar diversos estragos - afirmou Tony, que é estudante universitário e funcionário público.
O rapaz, que afirmou que o festival, na verdade, seria uma festa particular para comemorar seu aniversário, disse ainda que a banda Endstufe não deve vir mais ao Brasil com o cancelamento da festa. Tony voltou a afirmar que a banda alemã não defende o neonazismo.
- Uma banda musical que apesar de nunca ser nazista, teve ligações com bandas neonazistas no passado e, hoje, está tocando em eventos multiraciais contra o racismo, deveria ser um exemplo e completamente apoiada - disse.
O anúncio do evento com a participação da banda causou revolta entre movimentos gays e negro, que registraram queixas contra a festa na delegacia de Macaé. Com medo da repercussão, pelo menos três bandas teriam cancelados suas participações na festa. Na internet, mensagens eletrônicas pediam que as bandas e os locais onde os convites estão sendo vendidos sejam boicotados.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública da cidade, Marco Maia, afirmou que dificilmente os órgãos públicos autorizariam a festa. Alexandre Fontenelle, comandante do 32º BPM (Macaé), disse que estava investigando a suposta participação de neonazistas no evento e, caso encontrasse alguma irregularidade, encaminharia o caso ao Ministério Público.
\/ \/ \/ \/ \/ \/
Cancelamento do festival neonazista no Rio de Janeiro pode ser fraude
Diante do sucesso das distorções estratégicas propagadas pelo organizador do evento, a dúvida que parece estar gerando uma nova agitação na discussão do caso é a possibilidade de Tony ter também , com intuito de . Consultando os sites de divulgação oficial do evento, o cancelamento do show foi anunciado no blog e perfil do orkut somente do , quando os rumores da possível farsa, no entanto nenhuma das bandas envolvidas, tanto as brasileiras quanto a alemã, nem no site do patrocinador e divulgador o cancelamento foi anunciado, nem as propagandas apagadas. No site de comunicação Centro de Mídia Independente, uma suposta skinhead comenta "". No perfil oficial da fanzine , , foi renomeado para a misteriosa frase "Confraternização em Macaé/RJ (06/06/09)", após repercurssão na mídia, e é o único evento cuja as informações do acesso público, sendo acessível somente mediante do administrador. Poucos dias atrás ainda era possível encontrar comunicação de Tony com membros dos Carecas, afirmando que os detalhes do show seriam passados de forma particular e em breve, e que o show continuaria. Em grupo de discussão na internet da banda Sangue Ruim, que participaria do evento, membro da banda e integrantes dos Carecas dão instruções, dois dias após anúncio do cancelamento, de como se portar diante da possibilidade da mídia estar presente. , inspirada no gesto “Sieg Heil!” nazista, e que os integrantes das bandas preparem um discurso para oferecer à mídia. No dia 29, na página do jornal O Rebate, Raimundo, baixista de uma das bandas do evento, dá entender que o show ocorrerá, ao contrário do que afirmou Tony em reportagem.
Segundo informações extraídas de conversas virtuais entre membros do movimento fascista Carecas e o organizador Tony, as despesas com a locação de ônibus para transporte de visitantes de São Paulo, que estavam já programadas com horário, local e empresa determinada, chegariam a quase 3 mil reais. Somado a isso estão certas indagações, como por exemplo o que ocorrerá com os ingressos para o público aberto? Afinal, a venda ocorreu com pelo menos 1 mês de antecedência, e já se falava por parte dos skinheads que o público aumentou drasticamente. E as e equipe do Endstufe? Ainda não haviam sido compradas? Além disso Tony, em mensagem do myspace notificou, no dia 2, a distribuidora alemã , que, de que o show seria . Muitos gastos, nenhuma receita e notificação duvidosa da organização, e nula das bandas sobre o cancelamento e restituição ou não dos ingressos que já foram vendidos.Necessitamos organizar a sociedade e exigir das autoridades que tanto Tony, assim como a equipe da Valrock sejam investigados, para garantir à sociedade de que estes estranhos comportamentos não sejam mentido a respeito do cancelamento do showdissipar as denúnciasno fim da tardedia 28 aumentaram na internetfesta secreta é mais gostosa, queridos. hahaha otáriosValrockpatrocinador e um dos grandes divulgadores do evento estão ocultadasautorização vendidos com antecedênciapassagens da bandaPure Impact vende materiais neonazistasgravado profissionalmente em CDPedem que os Integralistas não dêem a saudação do braçomais uma tentativa de esconder a realização de um evento neonazista no Brasil.
Pois é...
E agora José??

29/05/2009

Escravos de todos os tempos

Está perto o apagar de luzes do mês de maio. Este mês encerra uma data especialíssima, o 13 de maio, da assinatura da lei Áurea em 1988, quando se deu oficialmente o fim da escravidão a que era submetida a população negra. A data perdeu um pouco do prestígio com o advento do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, que amrca a morte do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, resistindo até o extremo em defesa da tão sonhada nação livre. A luta pela liberdade requer sacrifícios, nos tempos de agora, requer, às vezes, intervenção da Polícia Federal.
Foi assim que chineses mantidos em situação de trabalho escravo foram libertados na última sexta-feira [22], em pleno Centro de São Paulo. A investigação sobre tráfico de pessoas, imigração ilegal e escravidão começou no estado de Rondônia e desembocou em um prédio velho na Rua Augusta Severo, 7, que é paralela a um trecho da Rua 25 de março, maior centro de comércio popular da capital.É nessa rua que centenas de chineses armam pequenas barracas onde vendem bolsas e cintos que ostemtam nomes de grifes famosas, além de toda sorte de quinquilharias. Os produtos são, obviamente, produzidos por mão-de-obra escrava trazida da China. E é aí que está um dos elos entre o crime e comércio, entre a história e o presente.
Os agentes chegaram no início do amanhancer. Duas ruas foram interditadas, o cerco realizado e cerca de 40 pessoas, entre elas algumas crianças, foram libertadas pelos agentes que ostentavam armamento pesado. Estavam prontos para um possível confronto com a tão falada e pouco vista máfia chinesa.Até onde foi possível testemunhar, não houve necessidade do uso de força. Aos poucos, pessoas assustadas era trazidas para fora do prédio. Na calçada, cercadas por jornalistas ansiosos por informações, venciam rapidamente o pequeno trajeto até um dos três ônibus que as levariam até a Superintendência da Polícia Federal. Homens e mulheres tentavam esconder o rosto das câmeras fotográficas e filmadoras. Os escravos modernos não comemoravam a libertação. Pareciam assustados.
A barreira da língua entre chineses e brasileiros é interessante. Eles a transpõem com muito mais facilidade. Mas não tente conversar com um deles num momento de tensão. Nem que seja com o intuito de ajudar. Eles se fecham.
Na época da escravidão negra, as expedições em busca de vítimas na África eram aterrorizantes. Entretanto, muitos dos que aportavam por aqui eram capturados por negros em guerras tribais e vendidos a traficantes de escravos europeus. Não havia promessa de vida melhor. Uma vez arrancados de seus territórios, sabiam que teriam pela frente algo próximo do que se imagina ser o inferno. Os chineses abraçam o êxodo porque acreditam na possibilidade de obter progresso material fora de seu país, cujo gigantismo econômico contempla muito pouco entre os mais de 1 bilhão de habitantes.
Passados 121 anos da lei Áurea, o mês de maio tem uma aura de libertação inesgotávelmente perseguida por todas as pessoas que se sentem, de alguma forma, reféns de um modelo social fincado pela estaca do privilégio e da ganância. Sejam de que etnia ou nacionalidade for a escravidão sempre será uma sombra sobre os pobres. Nada que provoque espanto num tempo em que 'minoria' determina, na verdade, os que detêm a menor parte do PIB e por sucessivas gerações ficam com o farelo que cai enquanto o bolo é repartido.

Caçando assunto - Cid Barboza cid@metronews.com.br
Metrô News - 25/05/2009

26/05/2009


Antes tarde do que nunca! [2]

Pessoal, aí embaixo está um texto que fiz pra divulgação do tão aclamado dia das mulheres.
Distribuí-o em alguns shows [por falta de tempo, dinheiro e massa encefálica não o distribuí nas ruas...] e passei a idéia [no gogó mesmo] em todas as salas da Etec onde eu faço um curso técnico.
Foi uma sensação muito boa!, vocês não imaginam!
Tinha uma sala em que só tinha mulheres, estavam ali na faixa dos 30/40 anos...mulheres bem vividas com certeza! Cheguei meio que com vergonha, mas comecei a falar, e percebi que conforme ia falando, sorrisos se esboçavam nos rostos delas, porque estavam ouvindo o que já sabiam, mas vinda da boca de outra pessoa: elas estavam sendo reconhecidas!
Alguém que sabia [ou imaginava] o duro que é sair cedo pra ir trabalhar, aguentar piadinhas maliciosas e preconceituosas durante o dia, à noite passar na escolinha pra pegar o filho, chegar em casa fazer a janta, ficar bela [leia-se: pronta] para o marido e ainda estar com um sorriso pregado no rosto!
Quando terminei de falar a sala inteira aplaudiu, e até o professor ficou surpreso, do tipo: " -Nossa, uma garota conseguiu chamar a atenção e ganhar a admiração [mesmo que momentânea] d'uma sala de 40 mulheres [que diga-se de passagem às vezes nem ele consegue controlar]"
Foi uma massagem e tanto pro meu ego!, saber que pude melhorar um poquinho o dia delas, só por falar o que elas queriam ouvir, só por falar a verdade... :)
Fui em umas 9 salas no total [garganta seca é pouco :b ], mas essa foi, sem sombra de dúvida, a sala que mais marcou!




Mulheres em luta!
[sempre...]

Antes tarde do que nunca!

Hey pessoal...antes tarde do que nunca né!?

Segue mais um evento organizado pelo coletivo Literatura Suburbana; eles farão 4 encontros para debate/sarau, e no fim desses encontros eles produzirão um livro com os textos apresentados naos encontros!

Esta aí uma oportunidade de mostrar o que você sabe fazer, ou simplismente de prestigiar o trabalho de companheiros!



24/04/2009

Organização Independente!!!


Salve pessoal!

Segue abaixo uns eventos muitos interessantes que vão desde aula de capoeira até amostra de filmes!

[**Todos gratuitos e orgnizados por grupos libertários**]

Estamos formando um grupo de estudos de Capoeira Angola na Casa da Lagartixa Preta "Malagueña Salerosa"!
Os encontros serão toda quarta-feira de manhã, das 10h às 12h! Leituras e treinos, jogos e corpos, traga seu desejo e seu saber também!

Na próxima quarta já tem encontro, mas no dia 6/5 será a inauguração oficiosa do corpo coletivo.

R. Alcides de Queirós, 161 - Bairro Casa Branca, Santo André (SP)

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Cilco de Projeções em Espaços Libertários

*29 de ABRIL(Quarta-feira) 20h*
Projeções + debates
Filme: "Não começou em seattle, não vai terminar em Quebec" (CMI)
Local: *AY CARMELA*
Endereço: Rua das Carmelitas, 140 - Metrô Sé (Saída Poupatempo)


*30 de ABRIL (Quinta-feira) 20h*
Projeções + debates
Filmes: "Ilha das Flores" + "Sabotage (documentário)" + curtas
Local: *CICAS - Centro Independente de Cultura Alternativa e Social*
Endereço: Pça Padre João Bosco Penido Burnier - Vila Sabrin
(Esquina da Avenida do Poeta x Rua Carlos Calvo)


*1º de MAIO (Sexta) a partir das 16h*
Aniversário do *FORMIGUEIRO
*Projeções + debates + shows + expos*
*Filmes: “ O Espaço do Baixo e Vil” , “Periferias Paulistas”, “Botinada”+curtas
Shows de: Água Pesada, Popstars Acid Killers, Roswell

+ Expo de fotos “Brisas Fotográficas”
+ Expo de Quadros – Heavy
+ Stencil ao vivo – Píer Mauriz
+ Banca de Camisetas - Tomate

Endereço: Rua Dr. Paulo de Queirós, 990 – Jd. Nove de Julho

*02 de MAIO (Sábado) a partir das 17h*
Projeção de curtas ao ar livre na praça + debates
Local: *CASA ABERTA*
Butantã (prox. Corifeu de Azevedo Marques)
Definir filmes e confirmar endereço completo

*03 de MAIO (Domingo) *a partir das *14h*
Projeções + Debate sobre produções alternativas de alimentosFilme: “Poder da Comunidade” + curtas
Local: *CASA DA LAGARTIXA PRETA*
Rua Alcides de Queiroz, 161 – Casa Branca – Santo André
(15 min. Da estação Santo André / prefeito Celso Daniel)



*Entrada gratuita em todos as projeções*


REALIZAÇÃO:

Ativismo ABC
Ay Carmela
Casa Aberta
Casa da Lagartixa Preta
CICAS - Centro Independente de Cultura Alternativa e Social
CMI - Centro de Mídia Independente / Coletivo São Paulo
Coletivo Anarquista Terra Livre
FCV - Fórum Centro Vivo
Formigueiro Rock Bar
Sinfonia de Cães

16/04/2009

Ônibus

O ônibus lotado

Lotado de manhã, de tarde, de noite

Lotado de gente indo trabalhar

O cansaço nos rostos,

Em alguns a nostalgia,

em outros uma tímida alegria...

em outros pensamentos,

pensamentos que embalam os sonhos...

-Que chegue logo o feriado

só um dia de descanso...

O que vou fazer com o meu salário?

E estamos todos no mesmo barco, todos no mesmo ônibus

Eu com minha nostalgia e os outros com tantas outras coisas

Todos nós com suas mochilas, uniformes, marmitas

E mais um dia que passará rápido

e levará mais um pouco do que já nos foi tirado.


Poesia feita por Elaine [ expressaopoetica.blogspot.com ]

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
É mais fácil "levar a vida" do que questionar, do que responder às perguntas:
-Pra que viver?
-Qual o objetivo da minha vida?
-O que pretendo?
É triste abrir os olhos e ver que todos ainda estão dormindo...



04/04/2009

Incêndio criminoso destrói casa no Santuário dos Pajés‏


Um incêndio destruiu a casa de uma família indígena no Santuário dos Pajés na manhã desta segunda-feira, 30 de março. A casa pertence ao índio fulniô Towê, que se encontra em viagem ao nordeste brasileiro neste momento. Dentro da habitação foram destruídos bens pessoais como documentos, móveis, alimentos e peças de artesanato, utilizadas como material de trabalho por Towê.

Pela tarde, uma equipe da perícia da Polícia Federal esteve no local para averiguar o ocorrido. Segundo Satxiê Tapuia, Pajé do Santuário, que acompanhou os policiais, um laudo técnico será finalizado até quarta-feira. Mesmo sem confirmação imediata, tudo aponta uma ação criminal intimidatória, já que o Santuário se localiza dentro da Terra Indígena do Bananal, ameaçada pela especulação imobiliária e pelo Governo do Distrito Federal, com o projeto de construção do Setor Noroeste, um bairro para classes A e B que tem movimentado mais de 500 milhões de reais envolvendo empreiteiras e investidores imobiliários.

Não é a primeira vez que uma ação com estas características acontece na área, ano passado, a casa de outro indígena fulniô foi derrubada diretamente pela Terracap com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal. O grupo indígena que resiste às diferentes ofensivas à sua terra convive com constantes ameaças e matérias difamatórias veiculadas pela mídia corporativa local.

Na última semana, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradora da República Luciana Loureiro de Oliveira, emitiu uma recomendação para que o ibama cancelasse a licença de instalação do Setor Noroeste, recomendando também que a Fundação Nacional do Índio instituisse um Grupo de Trabalho para aprofundar os estudos sobre a tradicionalidade da ocupação. A resposta do Ibama foi de que não cancelaria a licença e que o problema da comunidade indígena é uma questão da Funai, que por sua vez não respondeu a recomendação no prazo estabelecido pela procuradora, o que levou o Ministério Público a se manifestar com a possibilidade de um processo ao presidente do órgão Marcio Meira, por improbidade administrativa e possível prisão.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Fonte: Centro de Midia Independente - www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/03/443742.shtml

Serviços para a população

Serviço 102 (Informações)

Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05. Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação fone 0300-789-5900. Para informações da lista telefônica, use o nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.

Correios

Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por ela. Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível. O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R$0,27 (a grama). Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?

Telefone Fixo para Celular

Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, de celular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será cobrada apenas a tarifa local normal. Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número. Exemplos: 9XXX - 2522 + 2 / 9X7X - 1345 + 5

Atenção: o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone celular chamado !

Serviços bancários pela Internet

Para quem acessa o Home Banking de casa. Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:

1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.

2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.

3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

24/03/2009

Papa vs. Preservativos‏

Caros amigos,

As declarações do Papa Bento XVI contra o uso de preservativos poderá colocar milhões de vidas em risco. Assine a petição pedindo para o Papa parar de atacar métodos comprovadamente eficazes de prevenção à AIDS/SIDA!
Em sua primeira visita ao continente africano, o Papa Bento XVI disse “[A AIDS/SIDA] não pode ser superada através da distribuição de preservativos, o que apenas agrava o problema”. A afirmação do Papa contradiz estudos sobre prevenção à AIDS/SIDA e significa um enorme retrocesso para décadas de trabalho em educação e conscientização. O Papa tem uma influencia moral poderosa sobre mais de 1.1 bilhões de católicos no mundo todo, e com 22 milhões de infectados pelo vírus do HIV na África, estas palavras podem afetar dramaticamente a epidemia colocando milhões de vidas em risco. Assine nossa petição pedindo para o Papa apoiar, ao invés de desdenhar métodos comprovadamente eficazes de prevenção à AIDS/SIDA.
Isto não é uma disputa religiosa, e sim uma questão séria de saúde pública. Devemos respeitar a opinião pessoal de católicos e pessoas de todas as religiões. O compromisso do Papa por uma cultura de fidelidade e respeito pode ser útil na prevenção, mas apenas se for complementada pelo uso de preservativos. A igreja Católica contribui enormemente ao serviço social, incluindo o cuidado dado a pessoas vivendo com AIDS/SIDA. Porém a afirmação do Papa de que a distribuição de preservativos não é um método efetivo de prevenir a AIDS/SIDA não é compatível com estudos científicos sobre o tema. Esta afirmação é falsa e poderá ter conseqüências mortais. A verdade é que o HIV e AIDS/SIDA podem ser prevenidos sim pelo uso de preservativos. Não há uma solução fácil para impedir a disseminação desta doença trágica, mas preservativos e educação são comprovadamente o melhor método para prevenção e que não levam ao comportamento de risco. Por isso que até mesmo padres e freiras trabalhando na África têm questionado o discurso do Papa. Nós não podemos pedir que a Igreja Católica mude sua posição mais ampla neste assunto, mas estamos pedindo que o Papa pare de falar abertamente contra os estratégias de prevenção que funcionam. É importante que pessoas de todas as religiões, especialmente os católicos, digam ao Papa que é necessário ter cuidado em relação à este assunto. Assine abaixo e depois encaminhe este alerta para seus amigos e familiares – esta petição pode realmente salvar vidas:
25 milhões de pessoas no mundo todo já morreram e 12 milhões de crianças se tornaram orfãs devido a esta terrível doença. Se um número grande de pessoas participarem deste apelo, poderemos vencer uma importante batalha por um mundo sem AIDS/SIDA. Com esperança, Ricken, Alice, Ben, Graziela, Iain, Brett, Paula, Pascal, Luis, Paul, Veronique, Milena e toda a equipe Avaaz
PS – Nós consultamos uma mostra de 20.000 membros da Avaaz antes de enviar esta campanha. Mais de 90% das pessoas que responderam apoiaram a campanha, dentre eles 75% de membros católicos aprovaram a campanha.
Leia mais: OMS e UNAIDS Reafirmam que Uso de Preservativos é a Principal Arma Contra a AIDS:
Camisinha agrava aids, diz papa rumo à África:
Preservativo põe ONU contra Papa:
Papa rejeita preservativos como solução para Aids na África:
Declaração de Bento 16 sobre o uso de preservativos provoca onda de críticas na Europa:
Uso de camisinha no Brasil é metade do necessário:
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
SOBRE A AVAAZ
Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas.
Para entrar em contato com a Avaaz, escreva para info@avaaz.org. Você pode nos telefonar nos números +1-888-922-8229 (EUA) ou +55 21 2509 0368 (Brasil).

19/03/2009

Liberte os presos políticos!!

Caros amigos,

A líder do movimento pró-democracia e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi passou mais de 13 anos presa pela junta militar da Birmânia (ou Mianmar). Ela e milhares de monges budistas e estudantes estão presos por protestar pacificamente a ditadura militar brutal do seu país. Esta semana temos a oportunidade de ajudá-los - mesmo à distância. Mesmo correndo um enorme risco ativistas da Birmânia se pronunciaram esta semana pedindo a libertação imediata de Aung San Suu Kyi e de todos os prisioneiros políticos do país. Eles apelaram também pelo apoio da comunidade internacional pois só assim eles terão chances de combater a junta militar. Com a crise econômica a assistência humanitária internacional é cada vez mais necessária na Birmânia, portanto os generais estão se tornando mais vulneráveis à pressão internacional. É aí que nós entramos, estamos coletando um enorme número de assinaturas na petição para o Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon, pedindo que a Birmânia se torne uma prioridade da ONU. Assine a petição no link abaixo e depois divulgue esta campanha para todos os seus amigos.


http://www.avaaz.org/po/free_burma_political_prisoners

Os ativistas da Birmânia querem coletar 888,888 nomes para a petição. O número 8 tem um simbolismo importante na cultura deles e a junta militar é extremamente supersticiosa. Como a situação deste país não é divulgada na mídia internacional, precisamos divulgar esta campanha para o maior número possível de pessoas para alcançar esta quantidade massiva de assinaturas. O aumento da pressão internacional está funcionando, em dezembro 112 ex-presidentes e primeiros ministros de 50 países enviaram cartas para o Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon pedindo para ele pressionar a junta pela liberação dos prisioneiros políticos. Em fevereiro, 20 prisioneiros políticos foram soltos logo após a visita de uma delegação da ONU ao país. A junta militar teme as consequencias da mobilização online coordenada e sua influência sobre a ONU: mais de 160 exilados da Birmânia e grupos em 24 países estão participando da campanha. Porém ainda precisamos de um grande número de assinaturas para chamar a atenção do Sr. Ban Ki Moon. Clique abaixo pelo fim das prisões e da brutalidade militar:

http://www.avaaz.org/po/free_burma_political_prisoners

Este é um momento em que podemos fazer a diferença. Vamos apoiar os corajosos ativistas pró-democracia da Birmânia que hoje estão presos e exilados, para que eles tenham sucesso em acabar com a violenta repressão militar do seu país.


*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Mensagem by Avaaz

10/03/2009

Revista África e africanidades

Hey pessoal!

No último dia 28 de fevereiro foi publicada a nova edição da Revista África e Africanidades.
Segue abaixo a relação de todos os textos publicados. Cabe lembrar que todo o conteúdo pode ser acessado gratuitamente.
Entre os dias 28 de fevereiro e 01 de abril de 2009 estarão recebendo trabalhos para avaliação e publicação para a edição especial (maio) em comemoração ao primeiro ano da Revista África e Africanidades.


Artigos

A invenção da África no Brasil: os africanos diante dos imaginários e discursos brasileiros dos séculos XIX e XX.
Anderson Ribeiro Oliva (UnB – Brasil)

Arquitecturas do abandono: espaço-tempo, ruína e memória em O outro pé da sereia de Mia Couto
Tiago Aires (FLUL – Portugal)

Educação Afro-indígena: caminhos para a construção de uma sociedade igualitária
Alexandre Francisco Braga (PUC – MG e UNENEGRO – Brasil)

Corpo negro em liberdade na poética de Ruy Duarte de Carvalho
Isabelita Maria Crosariol (PUC-RIO – Brasil)

O fenômeno da intolerância religiosa – produtor de novas identidades sociais no interior da religião afro-brasileira
Álvaro Roberto Pires (UFMA – Brasil)

A organização do etnoconhecimento: a representação do conhecimento afrodescendente em Religião na CDD
Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda (UNIRIO – Brasil)

Resenhas

Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica, de Renato Pinto Priore e Mary Del Venâncio
José Alexandre da Silva (SEED/PR - Brasil)

Colunas

CARICATURA
Barack Obama
Alexandre Magalhães (Brasil)

CELEBRIDADE
Emanuella de Paula: beleza negra de Pernambuco para o mundo
CHARGE
Feminicídio no Congo
Diego Novaes (UFRJ – Brasil)

CINEMA
Centro Afro Carioca de Cinema
Roberto de Oliveira (Brasil)

CORPO: SOM E MOVIMENTO
Danças brasileiras de matriz africana: “Quem dança seus males espanta!”
Denise Guerra (SME de Queimados - RJ – Brasil)

CRÍTICA LITERÁRIA
Sopinha de Alfabeto – ironia nas artes cabo-verdianas
Ricardo Riso (UES – Brasil)

CRÔNICA
Dal e os peixinhos dourados
Lasana Lukata (Brasil)

DIREITOS HUMANOS
Direito Humano à Liberdade Religiosa e o Povo de Santo
Walkyria Chagas da Silva Santos (UFBA - Brasil)

FINANÇAS
Controle Financeiro Atual, Controle Financeiro Ideal e Previsão Financeira Para Aquisições Futuras
Marcelo Fernando Ferreira Theodoro (Brasil)

JUVENTUDE
Funk carioca: crime ou cultura?
Cidinha da Silva (Brasil)

PERFIL LITERÁRIO
Um breve relato sobre o notável contato com as Literaturas Africanas: conhecer para reconhecer-se e amar ou viagens em vôos, pássaros, árvores, terras e raízes do outro e de si mesmo
Patrícia Camargo (UFF – Brasil)

RODA DOS ORIXÁS
Notas sobre Exu, o deus pós-moderno
Alexandre de Oliveira Fernandes (CEFET-BA e UESC – Brasil)

Suplemento

ÁFRICA E AFRICANIDADES NA SALA DE AULA

LITERATURA INFANTIL
Questões de Literatura Infantil e Afrodescendência: O Poder de Ação do Personagem Negro nas Áreas de Decisão da Narrativa
Valdinei José Arboleya (SEED do PR - Brasil)

UMA OUTRA HISTÓRIA
“Professor, (...) não gosto da história de negros, eu tenho dó”
Maria Antonia Marçal (SEEPR – Brasil)
Entrevistas
Piedade Marques: mulher negra e militante, sim senhora!

Sonia Rosa: A busca do prazer pela leitura

Sônia Maria Santos: valorização da mulher negra na academia, na política e na mídia

Participação em Eventos


Afrobrasilidade: Recomendações e Desafios para a Implantação da Lei 10.639/03

120 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e lançamento oficial da Revista África e Africanidades

III Encontro de Professores de Literaturas Africanas

Palestra: Representação dos Contratados em São Tomé e Príncipe na poesia de Agostinho Neto, Ovídio Martins e Conceição Lima




Acesse: http://www.africaeafricanidades.com/

09/03/2009

Augusto Miranda e Sr. Tumnus

Augusto: " -Um diálogo meu com um grande amigo de longa data e que deveria ser uma inspiração máxima de conduta pra toda a raça humana, o incrível, o inpensável, inabduzível... Sr. Tumnus!!! "
[salve a foto em seu computador, assim você pode dar um zoom e ler melhor!]

27/02/2009

VIOLÊNCIA CONTRA MENOR EM DIADEMA – GCM agride adolescente dentro de Projeto Socioeducativo

Breve relato sobre a violência da GCM contra adolescente e equipe técnicaem Projeto de medida socioeducativa.
*Camila Melo – Assistente Social e Técnica de Medida Socioeducativa deLiberdade Assistida.
O abuso de autoridade e a truculência policial contra adolescentes se deramnovamente no Município de Diadema, desta vez na presença de profissionais doProjeto de Medida Socioeducativa da região. Em 19/02, por volta das 15h50, vinte guardas da GCM (Guarda CivilMunicipal) entraram no local de atendimento das medidas socioeducativasportando armas nas mãos e falas agressivas. O alvo era o adolescente, de 16anos, W. que estava no projeto junto de sua mãe para solicitar orientaçõessobre como proceder no caso de violência policial. A mãe de W. encontrava-se inconformada com as marcas no corpo deseu filho que havia acabado de ser agredido no local ao lado do Projeto.Segundo ela, toda a história teve início quando o adolescente, após ter tidoseu atendimento, foi jogar futebol com os colegas na quadra do parqueMunicipal, e neste local foi abordado por uma GCM que o revistou, pegou suacarteirinha de atendimentos da medida socioeducativa e o agrediu. W. foi atésua residência e informou a mãe sobre o fato, a qual imediatamentecompareceu ao local para pedir de volta a carteirinha dos atendimentos.Testemunhas dizem ter ouvido os xingamentos feitos pela guarda da GCM contraW. e sua mãe, chamando-a de “verme”, “vagabunda”, “bandida” e etc. Foi entãoque, angustiada, procurou a equipe técnica do Projeto para saber comoproceder diante tamanha humilhação e injustiça que ela e seu filho haviamsofrido. Enquanto dávamos as orientações, o grupo da GCM entrou sem qualquermandato judicial e arrastou o adolescente para fora da sala da equipetécnica, momento em que a mãe dele junto a mim seguramos-o para impedir queos Guardas o violentassem ainda mais e o apreendessem. Mesmo os policiaisvendo que poderiam nos machucar agiram agressivamente, o que levou aoferimento de meu braço devido ao impacto da força com que arrastavam oadolescente com a parede lateral da sala. Solicitamos a menção sobre o motivo da apreensão, e em menos de dezminutos foram contadas quatro versões diferenciadas. A primeira foi devido a“tráfico de entorpecentes”, a segunda por “latrocínio e porte de arma”, aterceira por “agressão a GCM” e quarta por “tentativa de agressão a GCM”. Decriações em criações, W. foi agredido na frente de todos e humilhado compalavras vexatórias e preconceituosas. Apesar da incoerência de provas e daausência de motivos para a busca do adolescente, além da pressão eaglomeração próximo ao mesmo, os funcionários da GCM diziam certeiramente àequipe : ” Ele já confessou, ele já confessou”, mas não sabiam nem sobre oque a inexistente “confissão” seria. A GCM violentou ainda verbalmente a equipe técnica do Projeto,tratando a todos mal e expressando tons de ameaça. Um dos policiais tentoucobrir a identificação, porém ao perceber tal prática foi perguntado o nome.A resposta , além do nome, foi de ameaça “Por quê? Vai fazer B.O. contramim? Vai?” Outro, de maneira provocativa disse “Você tem que cuidar dos seusladraozinhos”. De acordo com o art. 230 do Estatuto da Criança e do Adolescente, apena é de 6 meses à 2 anos ao “ privar criança ou adolescente de sualiberdade procedendo a sua apreensão sem estar em flagrante de atoinfracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciáriacompetente”. Pelo mesmo documento, “Submeter criança e adolescente sob suaautoridade, guarda, vigilância a vexame ou constrangimento” ocasiona nomesmo tempo de pena. Destaca-se ainda que, em Parágrafo único, “Se háemprego de violência, grave ameaça, fraude”, a pena de reclusão é de 4 a 6anos. Além da violação destes direitos, tantos outros foram ignorados,como invasão de propriedade, abuso de autoridade, agressão e ameaça à vida,este último devido ao direcionamento das armas contra os funcionários paraque o portão fosse aberto. Muitos são os adolescentes violentados pelo abuso de poder depoliciais, chegando a graves conseqüências. O alvo costuma ser o mesmo:jovens da periferia. A higienização de classe e racial intensifica-se cadavez mais através de fatos como o vivenciado, pertencentes a uma políticaelitista e racista. Se tamanha prática violenta foi feita na presença deprofissionais de um Projeto fica a prova de que as ações por detrás de murose terrenos baldios são de extrema tortura. Convido a todas e a todos a denunciarem qualquer abuso policial e anos organizarmos para expor os fatos à sociedade, somando forças entre nós esentenciar de vez as organizações de “Segurança” pública como culpadas!

11/02/2009

ARTE MARGINAL

Pessoal, aí está o trabalho de Augusto: Fim do mundo!

Vale a pena conferir!







15/01/2009

Petição on line a favor dos Guarani Kaiowá

Ao Exmo. Sr.
Luis Inácio Lula da Silva
Presidente da República

SITUAÇÃO ATUAL DO POVO INDÍGENA GUARANI KAIOWÁ NO MS


Até meados do século XX, o povo Guarani Kaiowá ocupava uma extensão de 3 milhões de hectares do atual território do Mato Grosso do Sul, convivendo e trabalhando nas plantações de erva mate. O processo de confinamento teve início por volta de 1920 e hoje os Guarani Kaiowá ocupam um território total de 40 mil hectares.

Numa perspectiva de demarcação do total de áreas demandadas atualmente, teremos uma extensão de 400 mil hectares, sendo que cada território teria em média de 5 a 15 mil hectares.

Para implementar os procedimentos demarcatórios, superando a situação crítica atual seria necessária a criação de grupos de trabalho para identificação e demarcação das terras indígenas , com indenização e re-assentamento dos ocupantes de boa fé. Este processo teria um custo estimado inicialmente de 30 milhões de reais.

A população Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul é hoje de 40 mil índios. Apenas em 4 aldeias estão confinados 25 mil índios.

Neste mês de novembro de 2007 será assinado, entre a FUNAI e o Ministério Público Federal, um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – para a identificação das 32 terras indígenas mais urgentes.

MEDIDAS URGENTES A SEREM TOMADAS PELO GOVERNO FEDERAL

1 – Regularização das terras Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, com a identificação imediata de 32 terras, reconhecidamente indígenas, relacionadas em lista já encaminhada pelas comunidades indígenas ao Ministério Público Federal.

2 – Empenho na regularização de mais de 10 terras indígenas Guarani Kaiowá no estado, cujos procedimentos demarcatórios se encontram paralisados.

3 – Para iniciar um processo de combate à fome, desnutrição, mortalidade infantil e violência nas aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul, é urgente a elaboração de um plano de ações integradas, pelos diversos ministérios que têm atuação e responsabilidade na questão indígena, no Mato Grosso do Sul, entre estes o Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Ministério da Cultura.

Esse plano de ações integradas deve ter uma abrangência de curto, médio e longo prazo e ser elaborado e implementado com a participação das comunidades indígenas e de especialistas nas diferentes áreas.

Brasília-DF, 7 de novembro de 2007
CIMI – Conselho Indigenista Missionário


___---___---___---___---___---___---___---___---

Existe uma petição online a favor dos Guarani Kaiowá que você pode assinar acessando este link:

http://www.petitiononline.com/fian123/petition.html

10/01/2009

Irmãos indígenas!! - Situação do povo Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul

[*Iberê-Uaná Tupinambá - Israel Sassa >> Informações sobre os Guarani Kaiowa, matéria de 2007 (13-Nov-2007) mas tristemente atual*]

ASSASSINATOS

Somente neste ano, até o final do mês de outubro, houve 35 indígenas assassinados, 12 tinham entre 14 e 20 anos de idade.
Uma idosa de 107 anos; um homem de 76 anos e outra idosa de 70 anos estão entre os assassinados. Esta última, Xuretê Lopes, rezadeira do povo, foi morta a tiros por pistoleiros a mando de fazendeiros da região. O assassinato segue impune.

TENTATIVAS DE ASSASSINATO

Houve 26 tentativas de assassinato.
Cresce a violência no interior das aldeias, entre os próprios indígenas, devido à falta de terra e de perspectivas de vida para as comunidades.
Crianças de 8 e 12 anos de idade sofreram tentativas de assassinato.
Um bebê de 1 ano de idade foi gravemente ferido por tiros de pistoleiros, que tentaram assassinar todas as pessoas de uma família enquanto dormiam.

SUICÍDIOS

20 indígenas cometeram suicídio.
15 dos suicidas tinham entre 13 e 18 anos de idade.
A cada ano, mais e mais crianças e adolescentes tentam ou cometem suicídio. Muitos suicídios acabam por deflagrar outros, na mesma família, nas redes de parentesco e amizade, na vizinhança ou na comunidade.


DESNUTRIÇÃO

Ocorreram 8 mortes de crianças por desnutrição, quase todas recém nascidas.
Segundo a Funasa, 76,3 % de crianças de 2 aldeias estão desnutridas. Apenas na Aldeia Jaguapiru existem 55 crianças desnutridas.
Na Aldeia de Dourados existem 322 crianças, de 0 a 5 anos, sob risco de desnutrição, segundo o Dr. Zelik Trajber, Coordenador de Saúde Indígena da Funasa.

No Mato Grosso do Sul, entre os Guarani Kaiowá surgiram, neste ano, 17 novos casos de HIV.

Neste estado existem mais de 200 indígenas presos, em processos por vezes forjados, mal encaminhados, com os presos sem assistência jurídica, com os casos sem providência, que se transformam em prisões praticamente perpétuas.


http://www.correiocidadania.com.br/content/view/1099/9/)
http://www.brasildefato.com.br/v01/impresso/anteriores/jornal.2007-11-28.29
http://pib.socioambiental.org/noticias?id=63121&id_pov=78