13/11/2008

DICIONÁRIO DO CIVIL

Várias vezes me questionaram o fato de eu ser punk e negra ao mesmo tempo, perguntavam se punks não eram "aqueles racistas"; eu sempre respondi na maior boa vontade e explicava "por cima" a diferença entre os movimentos punk, skinhead e white power; falava por cima pois pra explicar totalmente os movimentos exigiria uma riqueza de detalhes, detalhes que se trocados iriam confundir ainda mais a pessoa que estava me perguntando.
Por isso fiz esse "dicionário do civil", feito pra não-punx..uma coisa simples mesmo; claro que se um punk ver isso vai falar: "Nossa...esses movimenos são bem mais que isso!", mas é algo bem simples apenas pros não-punx saberem a diferença mesmo!

Fiz umas 100 cópias e distribui em terminais de ônibus pra pessoas que por lá passavam...embora a maioria nem tenha lido, creio que tenha esclarecido alguns conceitos pra quem leu.

PUNKS – Têm uma ideologia igualitária e libertária, a maioria é anarquista [Anarquia = Ausência de governo], NÃO são racistas e nem homofóbicos, por justamente respeitar a liberdade e a igualdade que todos temos.

SKINHEADS - São apolíticos e conservadores, sendo portanto em sua maioria homofóbicos e preconceituosos.

WHITE POWERS - Pregam a supremacia da "raça" branca, são racistas e preconceituosos.

Não confundam as definições... Porque são estilos diferentes que têm modo de pensar totalmente diferentes.
Muita união é perdida por se achar que o movimento punk é um movimento fechado, o que é errado, pois há muita gente que poderia ser considerada "punk" apenas por seu modo de pensar... Pois é contra a injustiça, desigualdade social, racial, econômica... Pessoas de pensamentos de esquerda são bem-vindos..sejam rappers, reggueiros, ou simples trabalhadores que não são se consideram de nenhum estilo, mas que são contra esse capitalismo selvagem e explorador!! Se você se interessou, vá atrás e pesquise! Não vá esperar que a Globo te diga o que é punk! Não seja alienado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário