25/11/2008

Lutar!!

Esse texto eu distribui pro pessoal que estava na 5ª marcha pela consciência negra em São Paulo.
O texto aborda a luta em si, não questionando "pelo quê", e sim "como".


O que é lutar pra você? Falar alto, sair pelas ruas com passeatas, panfletar material, produzir textos e publicar na internet...Isso tudo é lutar pra você? Pois saiba que falta uma única coisa pra que realmente lute: Atrevimento. Falta você lutar sozinho! É muito fácil reclamar e gritar quando estamos no meio da multidão; mas e quando estamos só? E quando é a multidão que está contra você? Será que mesmo assim você luta? Será que mesmo assim, pelo menos já tentou?
Chegamos a um ponto em que todos lutam por tudo; mas só até um certo ponto, só até certos sacrifícios.
E assim fica muito manjado pra quem quiser te derrubar: " – Do ponto "x" até "y" a pessoa vai lutar, mas quando chegar aos arredores do "z" ela vai desistir....e vai continuar tudo bem pra mim!"
Não deixe ser tão facilmente manipulado e deixado para trás!
Sistema – é injusto, desnecessário e cruel. Sempre que pode arruma um jeito de envolver o cidadão em uma de suas trapaças e incompetências...e nós nada fazemos aquém de passeatas mal sucedidas. E pra ele está tudo bem: " – Uma passeata, alguns policiais, tumulto passado e adrenalina também. " Tudo volta ao normal e todos se esquecem do motivo real do protesto e voltam revoltosos para suas casas.
Sociedade – te manipula e fala como agir, falar, vestir, pensar e viver. Através de propagandas consegue te envolver sem que perceba, consegue fazer você pensar que você é o errado, que é estranho...enfim, faz você parecer que você é o "peixe fora d’água, que você que tem que se adaptar aos outros, ou melhor, se adaptar aos normais.
Família - assim como pode te ascender, pode te derrubar friamente se o que você quiser e/ou pensar for diretamente contra o que a sociedade lhe "informou" como certo. Pode te dar casa, cama, comida e roupa lavada...assim como um belo convite para deixar de usufruir de tudo isso.
Religião - a maioria das religiões leva a um mesmo deus, apenas o caminho é diferente pra cada uma. Mas o que a maioria [pra não dizer todas] parece ter em comum é a intolerância a algo. Se não é a uma pessoa que não é de sua igreja, é a alguém que leva um estilo de vida diferente.
Sexo – cada um tem seu corpo e faz o que bem quiser com ele. Um homossexual não pede pra você entrar numa orgia, apenas pede pra que você o respeite...aliás, nem deveria pedir. É ululante alguém pedir respeito...isso deveria ser algo “normal” entre nós. Falamos que as pessoas devem se assumir, mas e quem não quer se assumir? Quem quer ficar na “moita”.. qual o problema nisso?! E quando resolvem se assumir qual a reação das pessoas? Espanto: “ - Oh, ele[a] é gay! Meu Deus...e meus filhos brincavam com ele[a]” Aff.. faça-me o favor!

Resumindo: maneiras não faltam pra que você deixe de lutar; pessoas irão teimar que você é colorido, que sua luta é utópica, que vai demorar anos pra conseguir algo, que ninguém vai te aceitar do jeito que é... E sabe o que você faz quando tentarem te derrubar? Aperte o botão “FODA-SE” !! A vida é sua e você sabe dos seus corres! Se está onde está é por que lutou, e ninguém fará isso por você a não ser você mesmo! Lute! Grite! Esbraveje! Faça o que os outros não fazem! Não se acomode! Não se iluda! Lute pelos seus direitos! E jamais desanime! Você pode não ver o resultado das lutas agora, mas no futuro alguém verá, sentirá e irá usufruir daquilo pelo que você tanto lutou! Não somos o que somos e temos o que temos hoje por causa de uma luta de um dia! Não desanime!

13/11/2008

DICIONÁRIO DO CIVIL

Várias vezes me questionaram o fato de eu ser punk e negra ao mesmo tempo, perguntavam se punks não eram "aqueles racistas"; eu sempre respondi na maior boa vontade e explicava "por cima" a diferença entre os movimentos punk, skinhead e white power; falava por cima pois pra explicar totalmente os movimentos exigiria uma riqueza de detalhes, detalhes que se trocados iriam confundir ainda mais a pessoa que estava me perguntando.
Por isso fiz esse "dicionário do civil", feito pra não-punx..uma coisa simples mesmo; claro que se um punk ver isso vai falar: "Nossa...esses movimenos são bem mais que isso!", mas é algo bem simples apenas pros não-punx saberem a diferença mesmo!

Fiz umas 100 cópias e distribui em terminais de ônibus pra pessoas que por lá passavam...embora a maioria nem tenha lido, creio que tenha esclarecido alguns conceitos pra quem leu.

PUNKS – Têm uma ideologia igualitária e libertária, a maioria é anarquista [Anarquia = Ausência de governo], NÃO são racistas e nem homofóbicos, por justamente respeitar a liberdade e a igualdade que todos temos.

SKINHEADS - São apolíticos e conservadores, sendo portanto em sua maioria homofóbicos e preconceituosos.

WHITE POWERS - Pregam a supremacia da "raça" branca, são racistas e preconceituosos.

Não confundam as definições... Porque são estilos diferentes que têm modo de pensar totalmente diferentes.
Muita união é perdida por se achar que o movimento punk é um movimento fechado, o que é errado, pois há muita gente que poderia ser considerada "punk" apenas por seu modo de pensar... Pois é contra a injustiça, desigualdade social, racial, econômica... Pessoas de pensamentos de esquerda são bem-vindos..sejam rappers, reggueiros, ou simples trabalhadores que não são se consideram de nenhum estilo, mas que são contra esse capitalismo selvagem e explorador!! Se você se interessou, vá atrás e pesquise! Não vá esperar que a Globo te diga o que é punk! Não seja alienado!